BOAS DICAS :-)

sábado, 31 de outubro de 2009

PARABÉNS COMISSÁRIOS DE BORDO DE TODO O MUNDO! (CONGRATULATIONS FLIGHT ATTENDANTS AROUND THE WORLD!)

"The job of flight attendant is usually considered to be glamorous, sexy, adventurous and exciting. It is all these things, but there are many more facets to the job than most people realize. When contemplating the career, it is recommended that attention be paid to some of the added “baggage” ".
There is a mytic atmosphere around the flight attendant' s activity. But it's just a  job. They must to maintain on training and the discipline to act reasonably in diferent situations, day-by-day. My Special congratulation goes to the flight attendants from US Airways 1549, on emergency landing on Hudson River. After the perfect 'landing' on the river, they show how does it do the job : Sheila Dail, Doreen Welsh and Dona Dent, congratulations!

Há uma atmosfera mítica  que cerca a ativdade de comissário de bordo. Mas, apesar do mito, é apenas mais um emprego. O que modifica essa realidade são os bons profissionais que, bem treinados e disciplinados, são aptos a agir nas mais diferentes situações - que fazem parte da rotina de um(a) comissário(a). Felicito, neste ano, especialmente, as 3 comissárias (diga-se de passagem, cinquentonas em dia com o treinamento) que cumpriam mais um dia de trabalho no Voo do US Airways 1549, que 'pousou' em emergência no Rio Hudson, no início de 2009.

Falou-se muito da habilidade dos pilotos, mas as figuras anônimas da bem treinada equipe de comissárias instruiu e evacuou 150 almas, com total sucesso no episódio. Parabéns a todos os comissários, através das senhoras Sheila Dail, Doreen Welsh and Dona Dent que atuaram não heroicamente, mas seguindo o treinamento para o qual foram preparadas.


Fraterno Abraço!


VIDA DE COMISSÁRIO:
http://www.cabincrewjobs.com/whats-it-like.html

ATUAÇÃO DAS COMISSÁRIAS NO ACIDENTE DO US AIRWAYS 1549
http://www.consumertraveler.com/today/unsung-heroes-on-the-hudson-flight-attendants-on-us-airways-1549/

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

GLONASS, que bom se funcionasse... (GLONASS is, still, so far...)

“One of the key tasks in the space sector is to determine the directions in which GLONASS should develop, primarily in terms of services that are important for mass consumers,” Medvedev said at a meeting of the Commission on the Modernisation and Technological Development of the Economy on Wednesday." (TASS-ONLINE *)
In fact, the overbureaucratised russian's program (alike "GPS") difficults the improvings and popularization of that tool. 


O Presidente russo manifestou-se favoravelmente em incentivar o desenvolvimento cada vez maior do Programa do GLONASS (Sistema de Navegação Global por Satélite - semelhante ao conhecido GPS).

No entanto, ele reconhece a burocracia daquele país (e dos demais parceiros da antiga União Soviética), que impede melhores rendimentos dessa importante ferramenta. Tanto o GPS americano, quanto o GALILEO Europeu andam a passos largos frente ao GLONASS russo.

E pra nós, aviadores e amantes da aviação todos esses sistemas são particularmente interessantes, pois além de melhor acuracidade se usados juntos, possibilitará mais alternativas em caso de impedimento dos demais.
E há projetos em curso para a navegação do futuro - empreendidos pela Organização da Aviação Civil Internacional - ICAO.


* Agência Russa de Notícias -TASS
http://www.itar-tass.com/eng/level2.html?NewsID=14479113&PageNum=0

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Nova empresa genuinamente brasileira - Clean Air!... mas os aviões... (The newest fully brazilian airline - Clean Air... but the planes...)

.. the planes appear so good too - just not better than brazilian people... Clean Air intends to work with Let 410, Tu204 and IL 60 - 300. An aircraft made by Czech Republic and 2 models by Russian Republic. These aircrafts, so different among them, from diferent countries/languages, could be a risky option.


... os aviões são OK... mas não podia perder a Manchete...rsrs...
A Clean Air (depois veja matéria da COMEX, abaixo) nem parece ter saído do papel e já criou alarde nas rodas de bate-papo, fóruns internéticos e periódicos. Recebi a sugestão de um colega pra comentar a respeito, mas ainda prefiro me reservar a publicar algumas informações (algumas desencontradas, desculpem) sobre essa nova companhia aérea que se avizinha por aí.

Estranhou-me que a empresa inicie com diversidade de equipamentos e perfis de rota um tanto distintos. Saindo de Brasília pro Mundo e pro interior, ou "não necessariamente nessa mesma ordem..."

1. O bom Let-410 com rotas regionais, dividindo as atenções do "Operações da Empresa" com aeronaves de médio e longo alcance (Tu 204 CM e Il 96-300). Ou, perdoem-me o erro de avaliação inicial, a intenção é essa mesma...

2. Três modelos diferentes entre si. Fabricantes distintos, países distintos, operando em menos de um ano conjuntamente - haja treinamento e respectivas equipagens... E TEM OPORTUNIDADE PARA TRIPULANTES (VEJA ABAIXO)

Alguém me esclareça...

Fraterno Abraço!

(Agradeço a colaboração do Rodrigo Leal-RNL)

OPORTUNIDADE PARA TRIPULANTES:
http://www.cleanairtransportesaereos.com.br/requisitos.html

QUEM PRIMEIRO DEU A NOTÍCIA ... - COMEX
http://www.comex-df.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=380:clean-air-a-primeira-companhia-aerea-do-df-comeca-a-voar-em-2009-&catid=79:eventos-no-df

Publicação da PANROTAS sobre nota da ANAC, desconhecendo processo de certificação junto à Agência:
http://www.panrotas.com.br/noticia-t...bsb_50675.html

Jornal PANROTAS Ed. 883 (27out-02nov2009) - noticiando a empresa:
http://www.panrotas.com.br/jornal-digital-para-profissionais-do-turismo/jornal/reader2/Default.aspx?pID=2&eID=373&lP=22&rP=23&lT=page

NOTÍCIA NA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS RUSSA, TASS - negociação de aeronaves:
http://www.itar-tass.com/eng/level2....4940&PageNum=0

ZHUKOVSKY, August 21 (Itar-Tass) -- Russian leasing company Ilyushin Finance has concluded several pre-contract leasing agreements to supply 17 aircraft of various types to Latin American airlines, company’s CEO Alexander Rubtsov told reporters on Thursday.

The agreements were concluded at the MAKS air show in the Moscow Region city of Zhukovsky.
Ilyushin Finance has signed an agreement of intention to supply to Brazilian airline Clean Air two Il-96-300 passenger aircraft, four Tu-204 CM passenger aircraft, and two Tu-204 CM-Cargo aircraft.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Acidente com TAM3054 ainda gera dúvidas??? (Are there Doubts about JJ 3054 accident yet???)

Dear friends,

In spite of  waiting for Final Report publication, from CENIPA (brazilian centre for Aeronautic Accident Investigation), about Flight JJ 3054 accident, pseudo-specialists appear remain doubts to aviation-unfamiliar people. It's very important to media concentrating efforts to produce knowledgement from experts instead 'pseudo' ones...

Amigos,

Faço referência, em poucas linhas, sobre o que parece ainda estar no ar. Por favor, pseudo-especialistas, parem de especular o que já está definido desde o dia do acidente. Respeitem a memória das vítimas do trágico acidente de 17 de julho (uma pessoal coincidência trágica - meu aniversário...).

Em menos de três horas do acidente, uma autoridade - essa sim, especialista - já antecipava à direção da ANAC que o acidente devia-se ao equipamento voado, ao operador, ou aos dois. Que as condições da pista de pouso de Congonhas, em termos de frenagem, nada tinham a ver com o acontecido. Familiares de autoridades foram, inclusive, agredidos - insuflados por também pseudo-jornalistas. E passados 2 anos se confirma a análise preliminar do especialista, impassível às discussões da mídia marrom e de todos os pseudos.

Não faço, aqui, defesa a nenhuma instituição e entendo que melhorias são necessárias. E que acidentes como esse nos trazem novos ensinamentos a cada releitura. Também não sou, ainda, um especialista - mas já sei discernir o certo do errado em aviação - quase uma maioridade... rsrs.

Mas cuidado com os pseudos. Não raro esses que são entrevistados não são conhecidos nem por nós, que vivemos a aviação. Acabam levantando mais dúvidas do que esclarecendo o público e, pior, seus familiares. E enterram os verdadeiros conhecedores do assunto.

Fraterno Abraço!

* Abaixo, um Post de Luís Nassif - jornalista
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/10/27/as-causas-do-acidente-da-tam/

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pilotos distraídos não discutiam... mexiam em seus laptops... ou em sei lá o quê...

Havia agendado outra matéria pra hoje, mas fui obrigado a usar uma Rota Alternativa.


Ficar em dúvida sobre o campo de pouso, iniciar aproximação pra pista errada, sentir-se perdido numa navegação - desculpem-me os não aviadores - mas acontece, tá pessoal (geralmente relacionado à perda de consciência situacional-CS)... não é rotina e nem é considerado "normal", mas as chamadas "orelhadas" ocorrem e, normalmente, sem maiores prejuízos. Normalmente...

A Imagem Radar, acima, mostra a rota tomada pelos "distraídos" na quarta à noite,
 quando passam uns 300km de Minneapolis e retornam, após perceberem o lapso.
 (Cortesia de Flightaware.com)

Mas um par de pilotos experientes dizer que "se passaram" uns 300 kilometrozinhos não dá. Segundo o Minnesota Public Radio (**) se passaram ainda mais... pra lá de 500Km! Perdoem os excessos de aspas... mas é, no mínimo, irônico. O Sr. Jim Hall, presidente aposentado da NTSB(*), faz uma oportuna observação, ao dizer que não foi uma distração inofensiva, mas uma brecha significativa na segurança de voo e operacional - entenda-se que fragilizou mecanismos de prevenção contra acidentes e de atos ilícitos. Nas palavras dele:

"I feel sorry for the individuals involved, but this was certainly not an innocuous event - this was a significant breach of aviation safety and aviation security."


Segundo a imprensa local, os pilotos não estavam discutindo "problemas de conjuntura política da empresa" (o que já seria inoportuno...)  e sim manipulando seus laptops, como eu aqui, em terra firme, escrevendo estas linhas.

Como postei ontem, vamos ficar de olho no nosso Plano de Voo, gente!

Fraterno Abraço!

* NTSB: National Transportation Safety Board (http://pt.wikipedia.org/wiki/National_Transportation_Safety_Board) é o órgão de investigação de incidentes e acidentes na área do transporte norte-americano. No Brasil, o órgão que atualmente realiza esse serviço (apenas pro modal aeronáutico) é o CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/index.php).

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Reflexão para Voar Melhor - No Plano de Voo(*) se coloca Origem e Destino...

Tal qual nossos Planos de Voo (*), PACIFICUS nos inspira esta semana a não esquecermos da Introdução, Desenvolvimento e Conclusão dos nossos projetos de vida... reais...


Era da globalização. Tudo se tornou virtual. Chegamos a pensar que o que um artista inventa é realidade. Nossa realidade tornou-se virtual e por isso sem chão: voamos... A realidade perdeu as raízes e fundamentamos demais a vida em sonhos. Precisamos voar, mas partindo do chão... Como fazem as aves: se lançam para o céu mas nunca perdendo de vista o ponto de partida, que fundamenta também o ponto de chegada. Migram os pássaros, percorrem distâncias incríveis, mas nunca perdem o rumo porque o chão de onde partiram não é sonho.


Voa bem quem tem um chão firme. Meu caro aviador, firma o teu chão, a tua vida pessoal, a tua família, os teus amigos, a maneira como usa os recursos de teu trabalho...... Voa bem quem parte de terra firme para voltar com firmeza a pontos definidos.

Meu caro aviador, muito sucesso. Tu és importante para todos nós.

PACIFICUS 

* Plano de Voo é o documento em que o comandante relata, resumidamente, os detalhes do voo que pretende desenvolver, com informações de rota, aeronave usada, tempo de voo, passageiros a bordo etc...
Vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_de_voo

domingo, 25 de outubro de 2009

Pensando Aviação direto de Portugal!!!

Isso mesmo!

Nosso Dia do Aviador foi compartilhado pelos irmãos patrícios, lá das freguesias de Linda-a-Velha e Lisboa, Portugal!


Ao visitar o site do aficcionado em aviação e música, o Paló, fiquei interessado em estabelecer essa conexão Brasil-Portugal (e/ou Cabo Verde...). A ponte rapidamente se firmou, para minha surpresa, quando revisitei a página do meu correspondente e ele havia feito a menção do nosso humilde Blog, aqui do outro lado do Oceano.

Confiram o Blog do Paló, que contempla assuntos como Aviação, Música e Poesia!
http://blogdopalo.blogs.sapo.cv/

Fraterno Abraço!

PS.: E NÃO PERCAM, TODA SEGUNDA-FEIRA TEM "REFLEXÃO PARA VOAR MELHOR", COM O PACIFICUS!!!